• Output Type: Other Output
  • Review Status: Not Endorsed
  • Author(s): Carolina Felicissimo
  • Abstract

    Caros, no Dataverse de Harvard (https://dataverse.harvard.edu/) é possível autenticar com credenciais institucionais. Em conversa com o Jonathan Crabtree, da Global Dataverse Community Consortium (GDCC), ele confirmou que uma boa estratégia seria termos a implementação da autenticação federada brasileira, a CAFe, para os Dataverses institucionais nacionais. Assim, evitaríamos o retrabalho de criação e manutenção de novas contas além de permitir a colaboração da comunidade federada nacional.

    Seguindo nessa direção, a equipe especializada da RNP em gestão de identidade, o GIdLab (https://gidlab.rnp.br/), implementou o passo-a-passo em anexo. Ainda estamos em fase de testes e a autenticação só é possível em provedores de identidades que passem a entregar atributos da categoria Research and Scholarship (https://refeds.org/research-and-scholarship). Esse é um requisito do Dataverse.

    O GIdLab está com um provedor de identidades que permite a execução do passo-a-passo e a validação se funcionou ou não no Dataverse institucional. Esse passo-a-passo já foi validado por uma equipe externa, a equipe do GT-RDP. A intenção dessa recomendação é convidar mais colaboradores interessados em executar o passo-a-passo e compartilhar os seus resultados.

    Desde já agradeço a todos os envolvidos.

     

     

  • Group Technology focus: Archiving
No comments found.