Primeira reunião RDA-pt com responsáveis FCT/ First RDA-pt meeting with the Portuguese funding agency FCT

    You are here

03 Jul 2019
Groups audience: 

Em 14 de junho de 2019 Cristina Ribeiro (co-coordenadora do nó RDA-pt) reuniu com João Nuno Ferreira (responsável FCCN, Computação Científica Nacional) e Nuno Rodrigues (FCT, Conselho Diretivo). O objetivo foi dar início a uma linha de contactos entre o nó e a FCT. O nó está a ser suportado pela RDA-Europa, através de um contrato no âmbito do projeto europeu RDA-4, e pelas 8 instituições nacionais proponentes, através do trabalho voluntário dos elementos do RDA-pt board. Faz parte dos objetivos do nó manter reuniões regulares com a FCT tendo em vista a definição de um plano para a continuação tanto da atividade no nó como da ligação portuguesa à RDA, para além de maio de 2020, final do RDA-4.

O João Nuno Ferreira está a par da atividade portuguesa ligada à RDA através dos projetos na área da Ciência Aberta, que a FCCN acompanha, e apoiou a candidatura portuguesa ao novo nó em 2018, tendo promovido o suporte do Conselho Diretivo da FCT a essa candidatura. Está por isso a par dos objetivos, KPI e ligações da atividade do nó a outras iniciativas da FCT, a mais relevante das quais é o Forum GDI, que tem tido lugar desde 2016.

A Cristina Ribeiro descreveu em linhas gerais os objetivos do nó, o seu âmbito temporal e as entidades associadas. Foi referida a atividade recente da RDA e o envolvimento de grupos portugueses. Também se discutiu brevemente a possibilidade de dar continuidade, neste âmbito, aos resultados do Grupo de Trabalho Interministerial que, em 2016 e 2017, teve como missão apresentar uma proposta de Plano Estratégico para a implementação de uma Política Nacional de Ciência Aberta (GT-PNCA). João Nuno Ferreira e Cristina Ribeiro, respetivamente coordenador e relatora do subgrupo Infraestruturas e Preservação Digital, estiveram na Comissão Executiva deste Grupo de Trabalho.

Como próximos passos para o acompanhamento do RDA-pt pela FCT, a Cristina Ribeiro enviará ao Nuno Rodrigues o plano de trabalho do nó e sugestões para o tema da próxima reunião. O Nuno Rodrigues recomendará, com base nessa informação, a forma mais apropriada de dar continuidade a este contacto.


On June 14, 2019, Cristina Ribeiro (co-coordinator of the RDA-pt node) met with João Nuno Ferreira (head of FCCN, National Scientific Computing) and Nuno Rodrigues (FCT, Board of Directors). The objective was to initiate a line of contacts between the node and FCT. The node is being supported by RDA-Europe, through a contract under the European RDA-4 project, and by the 8 proposing national institutions, through the voluntary work of the RDA-pt board elements. The goals of the node include holding regular meetings with FCT to define a plan for the continuation of both the node activity and the Portuguese link to the RDA beyond May 2020, the end of the RDA-4.